Dr. Luís Henrique Ishida, ex-presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Biênio 2016-2017

Como o senhor avalia a sua gestão frente à diretoria da Regional São Paulo da SBCP, no biênio 2016-2017?

A diretoria do biênio 2016-2017 caracterizou-se pela força do grupo de trabalho que, além da amizade pessoal, sempre lutou com o ideal de renovar de forma concreta não só a Regional São Paulo, mas também todo o perfil científico e profissional dos cirurgiões plásticos.

Quais foram as principais realizações em sua gestão?

A abertura da Cosmiatria como campo de trabalho foi, provavelmente, a realização de maior impacto de nossa gestão. Através de um curso continuado denominado Cosmiatry e a Jornada Paulista de Cosmiatria (JPc), anual, a Regional forneceu suporte didático, para atuação neste campo, aos colegas em todos os níveis de conhecimento.

A interiorização dos eventos da Regional São Paulo, com eventos realizados em Ribeirão Preto, Santos, Catanduva, Campinas, Marília e Presidente Prudente. Metade dos associados da Regional vive no interior de São Paulo e proporcionar oportunidades científicas e sociais nestas cidades sempre foi uma das prioridades de nossa gestão.

Com a abertura conceitual dos eventos, com convidados de outras áreas do conhecimento, a nossa gestão procurou ampliar a visão, tanto pessoal como profissional dos nossos colegas de especialidade. Entre estes ilustres convidados contamos com a presença de Deltan Dalagnol, Ricardo Amorin e Arnaldo Jabor.

Instituímos também a mudança do formato didático da Jornada Paulista com todas as suas mesas adotando formato PBL (Problem Based Learning), com discussões de casos clínicos, ao invés de aulas convencionais. Com tal mudança, foi possível aproveitar detalhes específicos do conhecimento dos experts convidados como palestrantes.

As campanhas de valorização da Cirurgia Plástica, voltadas ao público leigo, foram elaboradas através de material impresso, música e mídia voltados para a conscientização da população no ato de planejar a realização de um procedimento em Cirurgia Plástica. Estas campanhas tiveram uma penetração incrível chegando a seis milhões de visualizações no YouTube e outras mídias sociais.

Qual é, em sua visão, a importância e as principais atividades da maior Regional da SBCP em sua visão?

A regional tem o dever de liderar os caminhos da Cirurgia Plástica brasileira, através de eventos, cursos, defesa da especialidade, atividades filantrópicas, e imprensa em todas as áreas relevantes direta ou indiretamente ao cirurgião plástico.

Qual é o futuro no qual o senhor acredita para o melhor desempenho da Regional frente aos sócios?

Sempre que os gestores tiverem uma preocupação real com os caminhos da especialidade, haverá o melhor desempenho em todas as áreas relevantes à especialidade e aos indivíduos.