Prof. Dr. Juarez Avelar recebe a maior honraria do governo mineiro, a Medalha da Inconfidência

A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. Ela foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril, pelo próprio governador do Estado de Minas Gerais. A solenidade acontece anualmente, no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, em Ouro Preto.

O mineiro e paulistano de coração e profissão, o Prof. Dr. Juarez Moraes Avelar, ex-presidente da Regional São Paulo e da SBCP Nacional, por dois mandatos, foi agraciado com o maior honraria do Governo de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência e a revista Plástica Paulista registrou esse momento. Acompanhe.

Minha trajetória teve início aos meus cinco anos de idade, quando meu irmão mais jovem, Jarbas, sofreu grave acidente doméstico: queimadura com fogo. O desespero, a dor e a incerteza dos meus saudosos pais e demais irmãos, tocaram meu coração e minha alma, momento em que decidi ser médico. Minha mente infantil contraiu a responsabilidade de reunir talento para tratar as dolorosas feridas de meu irmão, minimizando o traumatizante pânico que nos dominava.

Ao ingressar no Curso Primário (atualmente, Ensino Fundamental), no antigo Grupo Escolar Ildefonso Mascarenhas da Silva, em Ituiutaba, Minas Gerais, já tinha meu objetivo de vida – ser médico. Segui a escalada estudantil, cumprindo cada etapa com entusiasmo, o que me conduziria a uma faculdade de Medicina. A primeira escala foi na cidade mineira de Uberaba, onde concluí o Curso Científico (Ensino Médio) e senti um clima altamente favorável para alcançar meu sonho. O ambiente estudantil foi indiscutivelmente motivador, para reforçar meu projeto de vida de me formar em Medicina. De lá, fui para o Rio de Janeiro em 1962, para me preparar para o vestibular e ingressar, em 1963, na Faculdade de Ciências Médicas da UEG (atualmente UERJ). Fui graduado em 1968 e, voluntariamente, fiz residência em Cirurgia Geral com o Prof. Mariano de Andrade no Hospital de Clínicas Pedro Ernesto.

Em 1970, ingressei no Curso de Pós-graduação da PUC-Rio, sob a luminosidade do saudoso Prof. Pitanguy. Concluída a especialização em 1972, na 10ª turma, realizei extensa e produtiva viagem de estudos complementares durante um ano, com os Profs. Millard (Miami), Converse e Rees (New York University), Tessier, Mouly, Dufourmentel, Tubiana (Paris), David Mathews (Londres), Mustardé (Glasgow – Escócia) e Irene Flemming (Berlim).

Ao regressar da longa viagem, escolhi a cidade de São Paulo para dar início às minhas atividades profissionais. Tangido pelo interesse científico iniciado ao lado do Prof. Pitanguy, dediquei precioso tempo em pesquisas científicas, objetivando incrementar diversos campos da Cirurgia Plástica, que clamavam por desenvolvimento técnico. Os resultados alcançados foram apresentados em diversos congressos brasileiros e no exterior, bem como em publicações em revistas especializadas nacionais e internacionais.

Em 1980, com a parceria do meu amigo Prof. Psillakis, realizamos o Simpósio Brasileiro de Cirurgia da Mama, reunindo expressivo número de cirurgiões plásticos brasileiros.

A seguir, fui conduzido a presidente da Regional São Paulo da SBCP (1982-1983), a seguir secretário-geral da SBCP Nacional (1984-1985) e, em seguida, presidente da SBCP Nacional (gestões 1986-1987 e 1990-1991).

Após as gestões na SBCP, fui atraído para atuar nas diretorias da Associação Paulista de Medicina (APM) e Associação Médica Brasileira (AMB), por três gestões.

Sensível às questões profissionais, participei da criação de várias entidades, ocupando cargos na diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Tecidos e Células-Tronco (ABRATRON), no Instituto de Extensão Jurídica para Outras Áreas (IBEJ), na Associação do Prof. Illouz e no Instituto da Orelha “Prof. Juarez Avelar”. Fui presidente da Associação do Prof. Ivo Pitanguy (AEXPI) por duas gestões e também eleito acadêmico na Academia de Medicina de São Paulo (1990), na Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (2018) e na Academia Cristã de Letras (2020).

Em 2022, fui agraciado ao ser conferido o meu nome ao Serviço de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina de Montes Claros (MG), que recebeu a denominação de 39ª Enfermaria “Dr. Juarez Moraes de Avelar”, onde desenvolvo trabalho voluntário em favor da população mineira.

Ao longo da minha jornada, sempre enalteci, com relevante destaque, o nome da minha cidade mineira, Ituiutaba, dos meus saudosos pais, do saudoso Prof. Pitanguy e do Brasil, a mais de 40 países, com exaustiva atividade científica.

Em 2023, sensibilizado pelas minhas informações curriculares, o DD. Governador de Minas, Sr. Romeu Zema, outorgou-me a Medalha da Inconfidência. Na solenidade da condecoração, o Governador humildemente me agradeceu pelo trabalho desenvolvido em favor do nosso Estado de Minas Gerais, oportunidade em que lhe disse que tenho disposição e disponibilidade, para continuar prestando atendimento aos pacientes mineiros, portadores de deformidades auriculares. Ele me agradeceu mais uma vez e disse: Nós mineiros nos sentimos orgulhosos do elevado nível do seu refinado profissionalismo. Palavras do governador.

Dr. Juarez, qual a importância de ser agraciado com a Medalha da Inconfidência Mineira? Suas origens mineiras foram revividas?

Receber a mais importante condecoração do Governo do Estado de Minas significa receber o reconhecimento explícito do Poder Público do Estado que tenho imenso orgulho de minhas origens. Certamente meu trabalho desenvolvido ao longo de toda minha vida ressoou nos canais administrativos do Governador Romeu Zema. Com efeito, tanto em todo território brasileiro como em mais de 40 países onde fui transmitir conhecimentos, minhas raízes mineiras levaram um pouco do néctar de Minas Gerais que é o segundo mais populoso e um dos mais importantes Estado da Federação. A Medalha da Inconfidência foi criada e instituída em 1952, pelo Presidente Juscelino Kubitschek, quando era Governador do Estado de Minas Gerais. O Governador Romeu Zema atento aos valores mineiros e seus desdobramentos para fortalecer nosso Estado, mantém a tradição em condecorar personalidades que elevam o nome do território mineiro.

Comente-nos sobre sua relação de amizade e respeito por parte dos cirurgiões plásticos mineiros, acalenta o coração?

Minhas relações de amizade e intercâmbio profissional com os colegas cirurgiões plásticos mineiros sempre foram efervescentes, o que acalenta a minha alma e aquece meu coração. Ao responder esta perspicaz e pertinente pergunta, minha mente revive belíssimos momentos que estão registrados na história da SBCP, assim como em meu coração.

Em 1974, prestei exame para Membro Titular e fui aprovado durante o Congresso da SBCP em Belo Horizonte. Naquela época, o exame para Titular era anterior ao de Especialista e o Dr. Evaldo Assunção foi um dos examinadores.

Em 1986, realizamos o 23º Congresso da SBCP, com a parceria do Dr. Edgard Rocha e Silva, que era o presidente da Regional Minas Gerais da SBCP, ocasião na qual realizamos memorável trabalho. O Prof. Olendino Prados, meu amigo fraternal, era o 2º vice-presidente em nossa Diretoria da SBCP e foi o Presidente de Honra daquele importante conclave. A significativa diferença de idade entre nós jamais foi evidente em nosso convívio profissional e nas atividades societárias.

O Prof. Paulo Donabella, igualmente com mais idade do que eu, foi meu parceiro constante de trabalho societário emprestando valioso trabalho, quer na área de Queimadura que era de seu amplo domínio, quer em assuntos diversos da SBCP sobre os quais apresentava ponderadas opiniões. Mais uma vez, deixo consignadas minhas homenagens à memória de meu saudoso amigo Prof. Paulo Donabella.

O Dr. Lindolfo Chaves, um dos pioneiros da Cirurgia Plástica de Minas Gerais, foi meu companheiro constante durante minhas duas gestões na presidência da SBCP. Com muito carinho, deixo registrado que o Dr. Lindolfo Chaves foi o primeiro Diretor do DESC, que criamos em 1986 para ordenar o ensino da especialidade. Naquela fase inicial das atividades do novo Departamento, o Dr. Lindolfo deu importantes passos para solidificar e edificar o sistema de ensino que até hoje desempenha valioso trabalho. Reproduzo aqui minhas homenagens à memória de nosso querido amigo Dr. Lindolfo Chaves.

Durante minha segunda gestão na presidência da SBCP, meu querido amigo Dr. Sérgio Moreira da Costa foi o presidente da Regional Minas Gerais quando desempenhou vitorioso trabalho para os colegas mineiros. Como membro do Conselho Deliberativo, foi brilhante companheiro na condução dos destinos de nossa Sociedade e na valorização dos profissionais de nossa especialidade. Transcrevo minha admiração e respeito pelo meu amigo Dr. Sérgio Moreira que continua trilhando os gloriosos caminhos de um excelente profissional.

Com seu brilho próprio, o Dr. Sebastião Nelson Edy Guerra exerceu a presidência da SBCP Nacional no período de 2010-2011 e, como tal, mantivemos estreito relacionamento na condução dos destinos de nossa querida entidade. Após sua excelente gestão, foi incorporado como membro vitalício do Conselho Deliberativo onde constantemente estamos compartilhando nossas contribuições às Diretorias da SBCP.

A Regional de Minas Gerais sempre contou com competentes colegas na condução da entidade, razão pela qual é uma das mais importantes e influentes de nossa SBCP. Ao longo de todo meu período de atuação, mantive fraternal e eficiente companheirismo com as Diretorias da Regional e também nas últimas duas gestões dirigidas pelo excepcional cirurgião plástico Dr. Alfredo Donabella (2020-2021) e na atual gestão dos exímios profissionais, o Dr. Vagner Rocha, presidente (2022-2023) e seus dinâmicos colegas de diretoria, Dr. Kennedy Rossi e Dr. Guilherme de Castro, com desempenho exemplar da administração da Regional Minas Gerais.

Durante minhas caminhadas, participei da organização de numerosos eventos no território mineiro e, igualmente, recebi honrosos convites na participação das atividades científicas da Regional Minas Gerais. Além disso, já fui distinguido com calorosas homenagens de meus colegas mineiros que enriquecem meu acervo e acalentam meu coração.