Entrevista com o Dr. Celso Buzzo, regente do Serviço de Cirurgia Plástica da SOBRAPAR.

1. Dr. Celso, fale-nos sobre sua formação médica, especialização e trajetória junto à SBCP.

Sou formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, em 1988. Fiz residência em Cirurgia Geral, de 1989 a 1991, e residência em Cirurgia Plástica no serviço então regido pelo Prof. Dr. Cássio Meneses Raposo do Amaral na SOBRAPAR, de 1991 a 1994.

Sou Membro Associado da SBCP, desde 1994, e Membro Titular, desde 1997.

Sou também especialista em Medicina do Tráfego, desde 1999 e tenho o título de Mestrado em Cirurgia pela Unicamp (2004).

Em 2006, assumi a regência do Serviço de Cirurgia Plástica Prof. Dr. Cássio Menezes Raposo do Amaral, na SOBRAPAR.

Fui também regente do Capítulo Fissuras Lábiopalatinas da SBCP, no período 2020-2021.

2. Como chefe do serviço credenciado da SOBRAPAR, qual é a sua estrutura atual e principais atividades exercidas junto aos residentes?

A estrutura hospitalar da SOBRAPAR consiste de 19 leitos, centro cirúrgico com três salas, UTI com dois leitos, recuperação pós-anestésica com cinco leitos, farmácia, central de materiais (com esterilização) e expurgo.

Os ambulatórios contam com nove salas distribuídas nas especialidades de Cirurgia Plástica, Anestesiologia, Ortodontia, Fonoaudiologia e Psicologia.

Realizamos exames como audiometrias e endoscopia de nasofaringe.

Temos a também uma brinquedoteca, sala de videoconferência, estúdio fotográfico e um setor administrativo.

3. Qual a importância da participação dos residentes nos eventos científicos da SBCP?

Nossos residentes são estimulados a participar de todas as atividades de nossa SBCP, como o congresso nacional, simpósios, jornadas, através de uma intensa rotina de apresentação de trabalhos científicos, haja vista os resultados atingidos no concurso dos prêmios Silvio Zanini e Antônio Prudente, nos últimos anos.

4. Quais as sugestões de temas da cirurgia plástica estética e reconstrutiva que o senhor teria para os próximos eventos neste ano de 2023?

Eu sugeriria temas relacionados ao tratamento de traumas faciais e à abordagem nas complicações das cirurgias estéticas, tais como as mamoplastias, abdominoplastias e lipoaspiração.