Entrevista com o Residente – Drª Isabella De Oliveira Rosa

1. Fale-nos sobre sua formação, residência e a qual serviço pertence.

A minha graduação em medicina foi na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em 2016. De 2019 a 2021, cursei o programa de residência em Cirurgia Geral no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), vinculado a mesma instituição UNIOESTE. Em março de 2022, ingressei na residência de Cirurgia Plástica na Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

2. Qual a importância dos residentes participarem dos eventos científicos da SBCP?

Os eventos científicos da SBCP contribuem para a formação dos médicos residentes pois aprofundam assuntos prevalentes dentro da especialidade e incitam interação e troca de experiências com cirurgiões plásticos e outros profissionais, que já atuam no mercado de trabalho e vivenciam os desafios da especialidade. Há também a oportunidade de expor trabalhos científicos desenvolvidos e de aprender com os trabalhos apresentados pelos demais colegas. Além disso, nos intervalos das palestras os residentes entram em contato com as novas tecnologias da especialidade que são expostas pelos representantes comerciais e verificam os novos produtos utilizados nas diversas áreas.

3. Quais motivos a levaram a participar da jornada de cosmiatria em Santos?

A Jornada de Cosmiatria em Santos me interessou por discutir um tema cada vez mais prevalente na rotina diária da cirurgia plástica e por apresentar palestras com tópicos relevantes ministradas por profissionais de destaque e experiência na área. Acredito que a discussão com embasamento científico aliado à prática clínica é de grande valia para o aprendizado.

4. Para os próximos eventos, que temas gostaria que fossem abordados?

Como residente do primeiro ano, considero importante a abordagem das indicações e contraindicações de cirurgias, revisões técnicas, aspectos anatômicos de relevância, discussões sobre as complicações mais prevalentes e as condutas para gerenciá-las. Além disso, gostaria que fosse discutido o uso de tecnologias recentes na cirurgia plástica e os principais desafios futuros dentro da especialidade.

5. Porque é importante o bom relacionamento na residência entre professores e colegas?

O período de formação de um médico residente é de extrema importância para guiar a sua atuação no futuro. Os professores são os principais alicerces na vida profissional, pois direcionam os residentes por caminhos seguros com base na sua vivência clínica e acadêmica. O bom relacionamento com colegas também é fundamental para a troca de experiências que proporcionam um aprendizado mútuo, além de auxílio em casos de difícil manejo e trabalho conjunto.

Acredito que a boa convivência no ambiente de trabalho beneficia tanto o profissional quanto o paciente que por ele for atendido.