Katarina Andjelkov, a busca pelo ensino da cirurgia plástica sem limites geográficos

A carismática cirurgiã plástica Katarina Andjelkov, diretamente da Sérvia, foi uma das convidadas internacionais da Jornada Paulista 2022, na qual realizou a conferência “Enxerto Adiposo – Perspectivas e Tendências” sobre a utilização do enxerto adiposo em cirurgia plástica.

Em entrevista exclusiva à revista Plástica Paulista, a Drª Katarina nos contou que faz parte de uma família de médicos, mas onde não havia cirurgiões e que a sua paixão pela cirurgia plástica teve início ainda na infância quando, aos 10 anos, lendo uma entrevista do Prof. Ivo Pitanguy em uma revista de moda, o mesmo falava sobre a ajuda que proporcionou às crianças vítimas do incêndio do circo em Niterói e a cirurgia em Nikki Lauda depois do acidente automobilístico e, assim, lembra que falou à sua mãe – “Eu decidi que vou ser cirurgiã plástica e vou fazer a minha formação com o Prof. Pitanguy, no Rio de Janeiro”.

Mas a mãe da futura cirurgiã lembrou que ela ainda teria que terminar os estudos, entrar para faculdade de medicina e, aí sim, decidir a sua especialidade. A Drª Katarina nos conta que a sua mãe é um ótimo exemplo de que quando você quer muito algo, você consegue. Então, no ano 2000, ela foi aprovada na prova para residência no Rio de Janeiro e, a seguir, no serviço do Prof. Pitanguy, terminando em 2004. Posteriormente, ainda no Rio de Janeiro, fez a pós-graduação em cirurgia periorbital na Universidade Federal Fluminense.

Voltando à Sérvia, a Drª Katarina obteve os títulos de mestrado e doutorado. Atualmente, trabalha na Faculdade de Medicina de Belgrado como pesquisadora no estudo de célula-tronco e enxerto adiposo, atendendo também em sua clínica particular.

Questionada sobre a atividade de cirurgia plástica na Sérvia e na Europa, a médica nos conta que não existem grandes diferenças e, com a praticidade da internet, os médicos têm acesso a todas as novidades realizadas pelo planeta e, é claro, no Brasil. “Na Sérvia, realizamos as mesmas cirurgias estéticas e reparadoras feitas no Brasil, mas as cirurgias reparadoras são realizadas apenas nos hospitais públicos”.

Sobre estar novamente no Brasil como convidada do segundo maior evento de cirurgia plástica do país, a Drª Katarina salienta que é uma grande honra pessoal, até porque o Brasil é uma referência mundial na especialidade e lembrou, “Claro, sempre aprendo com os cirurgiões brasileiros.” e ressaltou o alto nível científico da Jornada Paulista 2022, “Meus parabéns à diretoria local.”

Entre os temas mais importantes presentes nos congressos no Brasil e no exterior, em sua opinião, incluem o facelifting, as cirurgias reparadoras com tecido adiposo, os avanços em mastoplastias de aumento e redução, além de um tema imprescindível e extremamente atual que é a segurança em cirurgia plástica, salienta a Drª Katarina.

A Drª Katarina Andjelkov é natural da Sérvia e membro de diversas entidades internacionais de cirurgia plástica, entre elas: ISAPS, ASPS, ESAPS, AEXPI e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.