Uma Jornada de Cosmiatria exemplar

Dr. Guilherme Miranda (1)

Nos dias 15 e 16 de abril, participei da Jornada Paulista de Cosmiatria, realizada na cidade de Santos e organizada pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Foi um evento memorável, onde pude presenciar o alto nível dos debates, com temas atuais e relevantes dentro da cosmiatria, que brindaram um grande número de cirurgiões plásticos da região e de outros Estados em pleno feriado da Semana Santa.


Tive o prazer de exercer a moderação da mesa redonda VI, presidida pelo Dr. Evandro Balthazar da Silveira Trocoli, grande homenageado do dia e um dos pioneiros da cosmetologia na cirurgia plástica em conjunto com o Dr. Paulo Keiki Matsudo, a quem agradeço o gentil convite.  Foi uma mesa bastante enriquecedora, de tratamentos tópicos e orais, da qual deixo aqui um breve resumo com alguns destaques pessoais:


Foi uma mesa eclética composta por profícuos palestrantes, dominantes e experientes em seus respectivos temas, onde foram abordados tratamentos multidisciplinares na promoção de saúde e cuidados com a pele de maneira abrangente e holística, proporcionando aos que assistiram uma abertura de olhar sobre a diversidade do arsenal terapêutico disponível para essa finalidade.


O primeiro relator foi o Dr. Adolfo Ribeiro Carlucci, nome muito conhecido em nosso meio, que nos presenteou com uma aula de revisão sobre os peelings e clareadores cutâneos, trazendo toda a sua experiência para uma plateia atenta de jovens e não tão jovens cirurgiões sobre a história do desenvolvimento dessa técnica e as diversas opções disponíveis atualmente, bem como suas indicações, cuidados e contra-indicações. Destaco aqui a ênfase colocada por ele sobre a necessidade de redução da indução de produção de melanina com substâncias inibidoras da tirosinase, prévia e concomitante ao tratamento, no intuito de prevenir dissabores de hiperpigmentação em nossos tipos de pele miscigenadas no Brasil.


Em seguida, tivemos uma explanação detalhada sobre os processos bioquímicos dermocosméticos tópicos e orais com foco no tratamento da hiperpigmentação, apresentada pelo farmacêutico Dr. Nelson Maurício Júnior. Foi uma aula esclarecedora sobre os mecanismos bioquímicos da ação farmacológica desses agentes, esmiuçando alguns conceitos. Dentre estes, destaco a recomendação de como utilizar o ácido tranexâmico, muito em voga atualmente como clareador. Explicou que, em sua apresentação tópica, a molécula adquire um comportamento hidrofóbico, limitando a sua atuação na pele íntegra, tornando sua ação tópica inexpressiva em sua forma nativa. Seria indicado, portanto, prescrevê-lo em sua forma lipossomal (que dessa maneira pode ser carreada para dentro da pele) e se possível, aplicado sobre a forma de “drug delivery” em microagulhamentos ou dermoabrasão.


O tema seguinte, de grande importância mas muitas vezes negligenciado em nossa prática clínica no dia-a-dia, foi apresentado de forma descontraída e muito consistente pelo Dr. Victor Keihan Rodrigues Matsudo, médico especialista em medicina desportiva, sobre a importância da atividade física na saúde e consequentemente, na promoção da manutenção e qualidade de nossos procedimentos estéticos e cirurgias. Os dados sobre mortalidade e prevenção apresentados foram alarmantes e surpreendeu a plateia, que assistia atentamente sua preleção. Entre diversos dados, destacou que o sedentarismo está relacionado como fator de risco nas mais diversas patologias que levam ao óbito, acabando por ser o maior fator relacionado a essa taxa, mundialmente. Outro dado relevante que traduz a importância da atividade física foi que, guardadas as devidas proporções e a despeito da obesidade ser um grave fator de risco, explicou que um obeso que pratica atividade física tem menos chance de morrer do que um magro sedentário. Além disso, destacou os benefícios que a liberação de endorfinas e outras substâncias pela atividade física promovem no bem estar e na manutenção dos resultados terapêuticos em cosmiatria.


Para encerrar, a dermatologista Drª Lilia Guadanhim nos apresentou um extenso portfólio de terapias nutricionais ligadas à estética, com destaque para os tipos de colágenos que podem ser utilizados, seus benefícios, apresentações e associações. Apresentou trabalhos científicos demonstrando a importância da redução da inflamação e do estresse oxidativo na promoção da saúde da pele, com destaque para o uso de probióticos e catequinas, aminoácidos suplementos e derivados do ômega 3. Foi comentado também a importância de lembrarmo-nos do conceito de disbiose intestinal, que desorganiza os mecanismos de auto-regulação intestinal, permitindo a absorção de substâncias tóxicas que influenciarão negativamente os resultados cosmiátricos, podendo ser uma das causas de diferentes respostas que obtemos com a mesma terapêutica em diferentes pacientes.


Concluo parabenizando a organização do evento e aos palestrantes pelo alto conteúdo das apresentações e debates que permitiram um enriquecimento de conhecimento aos que estiveram presentes, engrandecendo nossa Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Até a próxima!


(1) Chefe e Regente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), mestre em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e membro da comissão científica (DEC) da Regional do Rio de Janeiro da SBCP. Ex-secretário Regional do RJ (2018/2019), Membro Titular da SBCP e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC), Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).