Entrevista com o Residente – Dr Heitor Nanni

1. Qual a sua formação médica e a qual serviço de residência médica em cirurgia plástica credenciado pela SBCP pertence?

Sou formado pela Universidade Metropolitana de Santos. Fiz a residência médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa da Misericórdia de Santos e sou aspirante a membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Hoje, curso o terceiro ano de residência em cirurgia plástica no serviço do Professor Doutor Oswaldo de Castro, em São Paulo.

2. Em sua opinião, qual a importância do residente participar do eventos da Regional São Paulo?

Acredito que os conhecimentos gerais, as trocas de experiências com outros colegas mais experientes, o contato com novas tecnologias, a discussão sobre vantagens e desvantagens de cada procedimento e a discussão de modificações técnicas instituídas por cada chefe de serviço são os pontos importantes que justificam participar destes eventos.

Isso nos permite elaborar uma compilação de conhecimentos e definir aquilo que se encaixa em cada perfil, formando uma conduta pessoal de forma única e particular de um procedimento cirúrgico sugerido e indicado.

3. Para você, quais temas mais lhe atraíram na Jornada do Interior 2022?

A Jornada do Interior me surpreendeu pela organização e diversidade de opiniões sobre temas comuns na cirurgia plástica.

Isso nos deu a possibilidade de discutir o novo versus o clássico, com os seus resultados e complicações e a oportunidade de chegarmos às nossas conclusões, para futuramente definirmos o nosso perfil cirúrgico.

4. Que sugestões você daria para o Departamento Científico da Regional São Paulo para os próximos eventos?

Creio que as jornadas têm evoluído muito com os cursos adicionais teóricos e práticos, como, por exemplo, o curso de tatuagem 3D para reconstrução de aréola em pacientes pós-radioterapia.

Uma sugestão seria abordar a polêmica atual entre os residentes aspirantes de cirurgia plástica a respeito das mídias sociais, tais como o Instagram e o Tiktok, discutindo as implicações no campo da ética médica, coerência profissional e aspectos morais.

5. Porque é saudável o bom relacionamento entre os professores e residentes no dia a dia?

Ouvimos desde a faculdade sobre importância da relação médico-paciente. Contudo, o relacionamento entre residentes e professores quase não é discutido. Acredito que tenhamos que seguir uma hierarquia desde a residência em Cirurgia Geral, para que, na cirurgia plástica, esse modelo possa nos nortear, criando uma referência na figura de um chefe de serviço, detentor de experiência e expertise. Desta forma, teremos mais confiança para trilhar nosso próprio caminho.