Entrevista com o Residente – Dr Mateus Leme de Marchi

1. Fale-nos sobre sua formação, residência e a qual serviço pertence.

Eu me formei em medicina, em 2019, cursei o programa de residência em área cirúrgica básica, de 2020 a 2022 e ingressei na residência de Cirurgia Plástica em março de 2022 na Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP).

2. Qual a importância dos residentes participarem dos eventos científicos da SBCP?

Participar dos eventos científicos da SBCP é para nós, residentes, um momento incrível para nos aprofundar na especialidade, nos âmbitos acadêmico, ético e profissional. Estes eventos nos dão a oportunidade de conhecer pessoas talentosas em suas áreas, trocar experiências com outros colegas, discutir temas sobre a especialidade, apresentar trabalhos científicos e assistir aos trabalhos científicos desenvolvidos em outras instituições e ampliar nossa rede de contatos.

3. Quais motivos o levaram a participar da Jornada de Cosmiatria em Santos?

A Jornada de Cosmiatria em Santos despertou meu interesse por trazer temas interessantes e discussões atuais sobre cosmiatria e contar com a presença de profissionais de excelência, ingredientes importantes para propiciar um aprendizado adequado no tema e um guia para direcionar os estudos de aprofundamento na área, cuja relevância e destaque dentro da Cirurgia Plástica é cada vez mais predominante.

4. Para os próximos eventos, que temas gostariam que fossem abordados?

Enquanto residente de Cirurgia Plástica considero interessante três aspectos sobre cada área dentro da especialidade para ver em eventos futuros: complicações, técnicas cirúrgicas e perspectivas futuras.

Uma sessão sobre complicações é para nós de grande valor, pois nos propicia o aprendizado com as vivências dos cirurgiões mais experientes.

Da mesma forma, é muito importante conhecermos diferentes técnicas cirúrgicas com as suas particularidades e indicações.

Discutir as perspectivas futuras da especialidade também expande o nosso pensamento e nos estimula no engajamento em projetos científicos inovadores.

5. Porque é importante o bom relacionamento na residência entre professores e colegas?

A residência é uma introdução à vida profissional e possibilita um aprendizado supervisionado. A relação com professores e colegas é determinante para as relações profissionais e também de amizades no futuro, além de possibilitar a admiração, inspiração e aprendizado com pessoas de destaque.