Entrevista com o residente – Drª Aline Curado

1. Qual a sua formação, atual residência e a qual serviço credenciado pela SBCP pertence?

Eu sou residente do primeiro ano de cirurgia plástica no serviço Dr. Osvaldo Saldanha.

2. Em sua opinião, qual é a importância do residente participar dos eventos da Regional São Paulo?

Eventos como esse servem para abrir nossos horizontes, compreender melhor os temas através de seus especialistas. Eles nos permitem compartilhar ideias com colegas da área, sanar dúvidas e até mesmo discutir com os palestrantes, que estão sempre dispostos e acessíveis. Isto nos permite adquirir novos conhecimentos e estarmos sempre atualizados com o cenário da especialidade, tendo em vista que nós, jovens, seremos protagonistas no futuro.

3. Para você, quais os temas que mais atraíram na Jornada Paulista 2022?

Tendo por base a admiração que sempre tive no trabalho e história do chefe do meu serviço, me sinto mais encantada e interessada por temas relacionados à lipoabdominoplastia de definição anatômica.

4. Que sugestões você teria para o departamento científico da Regional São Paulo para os próximos eventos?

Dispor um tempo para os ouvintes fazerem suas perguntas ou compartilharem suas ideias ao fim da mesa. Tivemos isso em algumas poucas sessões durante o evento e achei bastante interessante, tendo em vista que muitas vezes nos deparamos com dúvidas comuns no nosso cotidiano. Além disso, seria enriquecedor abrir espaço para a apresentação de trabalhos, na forma de posters e/ou apresentação oral, como realizado em demais eventos da SBCP.

5. Porque é saudável o bom relacionamento entre os professores e residentes no dia a dia?

O relacionamento saudável entre as pessoas sempre vem a acrescentar. Com ele, não só trazemos um clima de maior leveza em uma rotina que por vezes se torna exaustiva, como também, é capaz de permitir com que o residente se sinta mais à vontade para a troca de conhecimento, para sanar suas dúvidas e de compartilhar sua opinião, o que pode trazer benefícios até mesmo aos pacientes.