No último dia 04 de abril, no anfiteatro Leitão da Cunha da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, a Prof.ª Dr.ª Lydia Masako Ferreira recebeu de seus pares, dirigentes da instituição, os títulos de Professor Emérito e Professor Sênior.
Antes da entrega desses títulos, a Prof.ª Dr.ª Lydia e os convidados presentes relembraram a sua trajetória junto à Escola Paulista de Medicina através da apresentação, pelos diretores e membros da instituição, de imagens dos grandes momentos vividos na Disciplina de Cirurgia Plástica, em cerimônia também transmitida pelo canal Youtube.
Entre as imagens veiculadas, destacamos o saudoso Prof. Jorge de Moura Andrews, que antecedeu a Prof.ª Dr.ª Lydia na Escola Paulista de Medicina como Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Plástica; a criação e construção da Casa da Plástica, que se tornou um marco para a Disciplina na época; a criação da Liga de Cirurgia Plástica da Escola Paulista de Medicina, um grande sonho realizado, sendo a primeira no Brasil e atualmente com total apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP); a concretização de diversos setores criados dentro da Disciplina, como o atendimento aos queimados; a ampliação da residência médica, que hoje é responsável pela formação de oito residentes ao ano, juntamente com a criação e coordenação da primeira residência médica especializada no tratamento de queimados do Brasil; a idealização do mestrado e doutorado interinstitucional, entre a EPM e a Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), universidade que agraciou a Prof.ª Dr.ª Lydia como Professor Honoris Causa; e também a criação da Associação dos Ex-Alunos, através dos Drs. Élvio Bueno Garcia e José Octavio Gonçalves de Freitas, atual presidente da Regional São Paulo da SBCP.
Primeira mulher que assumiu a chefia de uma Disciplina de Cirurgia Plástica e também eleita como presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para o biênio 2022-2023, a Prof.ª Dr.ª Lydia já recebeu inúmeras homenagens concedidas pelas Regionais da SBCP e por várias instituições internacionais de renome. Em 2022, foi eleita como membro imortal da Academia de Medicina de São Paulo.
Ao final da cerimônia, a Prof.ª Dr.ª Lydia Masako Ferreira recebeu, das mãos dos Drs. Fúlvio Alexandre Scorza e Helena Bonciani Nader, os títulos de Professor Emérito e Professor Sênior da Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo.
Em seguida, convidada a proferir a sua mensagem aos presentes, sublinhou – “Minha gratidão a todos os colegas desses 44 anos de Escola Paulista de Medicina, à minha família e ao compartilhamento, ao cotidiano, às necessidades e aos desafios de nossa profissão. Vocês fazem parte desses títulos”.