Universidade Federal de São Paulo outorga à Prof.ª Dr.ª Lydia Masako Ferreira os títulos de Professor Emérito e Professor Sênior

No último dia 04 de abril, no anfiteatro Leitão da Cunha da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, a Prof.ª Dr.ª Lydia Masako Ferreira recebeu de seus pares, dirigentes da instituição, os títulos de Professor Emérito e Professor Sênior.

Antes da entrega desses títulos, a Prof.ª Dr.ª Lydia e os convidados presentes relembraram a sua trajetória junto à Escola Paulista de Medicina através da apresentação, pelos diretores e membros da instituição, de imagens dos grandes momentos vividos na Disciplina de Cirurgia Plástica, em cerimônia também transmitida pelo canal Youtube.

Entre as imagens veiculadas, destacamos o saudoso Prof. Jorge de Moura Andrews, que antecedeu a Prof.ª Dr.ª Lydia na Escola Paulista de Medicina como Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Plástica; a criação e construção da Casa da Plástica, que se tornou um marco para a Disciplina na época; a criação da Liga de Cirurgia Plástica da Escola Paulista de Medicina, um grande sonho realizado, sendo a primeira no Brasil e atualmente com total apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP); a concretização de diversos setores criados dentro da Disciplina, como o atendimento aos queimados; a ampliação da residência médica, que hoje é responsável pela formação de oito residentes ao ano, juntamente com a criação e coordenação da primeira residência médica especializada no tratamento de queimados do Brasil; a idealização do mestrado e doutorado interinstitucional, entre a EPM e a Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), universidade que agraciou a Prof.ª Dr.ª Lydia como Professor Honoris Causa; e também a criação da Associação dos Ex-Alunos, através dos Drs. Élvio Bueno Garcia e José Octavio Gonçalves de Freitas, atual presidente da Regional São Paulo da SBCP.

Primeira mulher que assumiu a chefia de uma Disciplina de Cirurgia Plástica e também eleita como presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para o biênio 2022-2023, a Prof.ª Dr.ª Lydia já recebeu inúmeras homenagens concedidas pelas Regionais da SBCP e por várias instituições internacionais de renome. Em 2022, foi eleita como membro imortal da Academia de Medicina de São Paulo.

Drs. Fúlvio Alexandre Scorza, Lydia Masako Ferreira e Helena Bonciani Nader, na entrega da outorga.
Drs. Fúlvio Alexandre Scorza, Lydia Masako Ferreira e Helena Bonciani Nader, na entrega da outorga.

Ao final da cerimônia, a Prof.ª Dr.ª Lydia Masako Ferreira recebeu, das mãos dos Drs. Fúlvio Alexandre Scorza e Helena Bonciani Nader, os títulos de Professor Emérito e Professor Sênior da Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo.

Prof.ª. Dr.ª Lydia Masako Ferreira faz seu pronunciamento de agradecimento.
Prof.ª. Dr.ª Lydia Masako Ferreira faz seu pronunciamento de agradecimento.

Em seguida, convidada a proferir a sua mensagem aos presentes, sublinhou – “Minha gratidão a todos os colegas desses 44 anos de Escola Paulista de Medicina, à minha família e ao compartilhamento, ao cotidiano, às necessidades e aos desafios de nossa profissão. Vocês fazem parte desses títulos”.