Entrevista com o Dr. Antônio Roberto Bozola, Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital De Base de São José do Rio Preto

Dr. Bozola, fale-nos sobre sua formação, especialização e trajetória junto à SBCP.

Iniciei a minha formação em Cirurgia Plástica na Santa Casa de São José do Rio Preto, com o Dr. Melchíades Cardoso de Oliveira como chefe e o Dr. Valdemar Mano Sanches, quando a SBCP iniciou os centros de treinamentos no Brasil. Fui talvez o primeiro inscrito para tal modalidade de treinamento no Brasil, já assumindo antecipadamente o compromisso de permanecer na equipe, pois se exigiam três cirurgiões para esses centros segundo as diretrizes da SBCP. Posteriormente, após a minha formação, e com o apoio do Dr. Melchíades e do Dr. Valdemar, iniciamos o centro de treinamento da Faculdade Estadual de Medicina (FAMERP-FUNFARME).

Como chefe do serviço credenciado do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, qual é a estrutura atual do serviço e quais são as principais atividades exercidas aos residentes?

No serviço do Hospital de Base, atualmente, a formação do residente é quase completa englobando as áreas de câncer de pele, traumas de face, mão e membros inferiores, escaras, alguns casos de fissurados, queimados de média e baixa complexidade (pois não dispomos de um centro de tratamento especializado), reconstrução de mamas, cirurgias redutoras e de aumento de mamas, abdominoplastias, lipoaspiração, estética e reconstrução do pavilhão auditivo, rinoplastia, face em geral e cosmiatria. Falta-nos ainda a área de microcirurgia.

Qual a importância da participação dos residentes nos eventos científicos da SBCP?

Os eventos da SBCP são de extrema importância na formação dos residentes, pois eles têm a oportunidade de assistir outras táticas e técnicas para somar ao seu conhecimento e escolherem as que melhor se adaptam a ele. Por este motivo, a saída do serviço para esses eventos é sempre autorizada por mim.

Quais seriam as suas sugestões de temas em cirurgia plástica estética e reconstrutiva para os próximos eventos neste ano de 2023?

Eu sugeriria, como temas para os próximos eventos, as áreas onde existem invasões na nossa especialidade, tais como cirurgias das mamas com ênfase na reconstrução, cirurgias do nariz focando a função respiratória e oncologia cutânea.