Dr. Mauro Speranzini, cirurgião paulista, participa de Congresso de Restauração Capilar, na Índia, como convidado e homenageado.

Dr. Mauro, como surgiu a oportunidade de participar do 13th Annual Conference of the India Association of Hair Restoration Surgeons?

Este congresso é realizado todos os anos e trata exclusivamente da cirurgia da restauração capilar. A Sociedade Internacional de Cirurgia de Transplante Capilar engloba diversas sociedades internacionais, inclusive o Brasil.

A sociedade indiana convida, todos os anos, alguns cirurgiões que se destacam na especialidade e, neste ano, estávamos presencialmente eu e os Drs. Tim Carman (EUA) e Jay Lee (Coréia do Sul). Um dos médicos convidados é escolhido para fazer uma apresentação de trinta minutos e quatro aulas. Eu fui escolhido, resultando nessa apresentação e na outorga de um prêmio. O tema da minha aula foi “Os quarentas passos para retirar um fio de cabelo”, sendo esse trabalho escolhido como o melhor apresentado em 2021, proporcionando grande visibilidade e o convite para apresentação na Índia.

Qual a importância do prêmio recebido no congresso indiano?

Acredito que é o reconhecimento da importância do trabalho realizado, sendo publicado na capa da revista Fórum, apresentado no último congresso mundial em Lisboa e fazendo também parte do livro Hair Transplant 360, na forma de um capítulo.

Na sua opinião, como os cirurgiões indianos veem a cirurgia plástica brasileira?

Na realidade, eu não tenho informações suficientes para responder esta pergunta. A cirurgia de transplante na Índia e outros países não é exclusiva da Cirurgia Plástica. Existem médicos de outras especialidades realizando este tipo de procedimento. Mas, com certeza, no que tange ao transplante capilar existe um grande respeito ao profissional brasileiro.

Quais as características da cirurgia de transplante capilar aplicada na Índia?

A Índia, como o Brasil, têm uma formação consistente com excelentes resultados nesta área. Os médicos que frequentam as sociedades internacionais estão em constante atualização. Posso dizer que é um transplante capilar de alta qualidade.

Quais serão os próximos eventos sobre o tema do transplante capilar?

Esse ano, o congresso mundial de transplante capilar será na Índia. Então, terei a oportunidade de voltar a esse belo país.

Lembro que, durante este evento, divulgamos para conhecimento de todos os participantes, o material de mídia recebido da SBCP sobre o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica de 2023, a ser realizado em Campinas.