Dr Laurindo Sato

Entrevista com Dr. Laurindo Sato

Nos fale sobre sua formação, especialização e cidade onde atua.

Minha formação em Cirurgia Plástica foi em São José do Rio Preto, quando fui chefiado pelo saudoso Dr. Melchiades Cardoso de Oliveira e onde atuavam, conjuntamente, os Drs. Bozola, Mano Sanches, D’Andrea e Miura.

Após a residência, passei por um breve período em Presidente Prudente e depois me instalei em Araçatuba, onde estou até hoje, desde 1987.

Na sua opinião, porque é importante participar dos eventos científicos da SBCP?

Entendo ser importante participar de eventos da SBCP porque, até pouco tempo atrás, as novidades no nosso mundo eram fundamentalmente novas técnicas cirúrgicas, muitas vezes apenas modificações das anteriores. 

Nos últimos tempos, houve um grande avanço de novos equipamentos e produtos, sendo que, muitas vezes, no congresso do ano seguinte, já não são tão atualizados ou até abandonados.

Os eventos da SBCP nos trazem informações filtradas pelos mais experientes cirurgiões em cada área, pois, em meu entendimento, a época de cirurgião plástico generalista, que faz de tudo um pouco, já passou.

Mesmo no meu caso, em particular, já com mais passado do que futuro!

Em Cosmiatria, quais temas da Jornada mais lhe chamaram a atenção?

Na área de Cosmiatria, entendo que os temas mais relevantes são os relativos às novas tecnologias e aos injetáveis, que mudam o seu manuseio e indicação de forma muito personalizada para cada cirurgião ou dermatologista. 

Quais temas você sugere para os próximos eventos da Regional São Paulo?

Para os próximos eventos, não tenho dúvida de que temos muito o que debater e aprender no campo das novas tecnologias e injetáveis, sobre os seus procedimentos e as suas complicações. 

Muito obrigado e agradeço a oportunidade!