1. Profa Lydia, como está sendo presidir uma das maiores sociedades de cirurgia plástica do mundo, neste primeiro ano?
A segunda maior sociedade científica de Cirurgia Plástica representa a relevância na formação e no aperfeiçoamento de cirurgiões plásticos para o país e para o mundo. A responsabilidade desta dinâmica não é completa sem um planejamento estratégico com descrição de plataformas bem estabelecidas. Esta gestão está na fase de implementação e resultados destas bases que foram planejadas e estabelecidas após eleição.
Habituada a desafios e dificuldades, tenho encarado os problemas e os obstáculos como bênçãos que nos fazem refletir e nos fazem buscar soluções, tornando-nos, melhores como pessoa e como profissional. Uma experiência incrível e única que tem ajudado a temperar nosso caráter e nosso destino.
2. Em sua opinião, qual foi o principal desafio até agora? E a principal conquista?
A pandemia obscureceu a clareza do presente e do futuro e a única certeza que tínhamos em janeiro de 2022 era de que ainda iriamos trabalhar com muitas incertezas e dificuldades de retorno ao “normal”. A outra certeza que tínhamos no início da gestão era de que, em meio à crise como a que passamos, o desafio seria dobrado. Mas, caminhamos com coragem, comprometimento, responsabilidade e afeto.
Uma de nossas prioridades na gestão 2022-2023 foi a internacionalização em via de mão dupla (conhecimento internacional trazido para o país e conhecimento do Brasil para o exterior). Criamos o Departamento de Internacionalização (DEPINTER) e inserimos fortemente a meta da internacionalização no Departamento de Eventos Científicos (DEC). De fato, em menos de um ano esta cultura já se impôs e faz parte integrante da visibilidade e competitividade internacional da cirurgia plástica brasileira.
A outra prioridade foi destacar a marca SBCP como uma grife forte e inabalável de competência, humanização e governança. Para isto foi criado o Departamento de Mídias Digitais (DEMID) e a plataforma Plastica&vc que tem alavancado o nível de informações ao público leigo, a excelência dos cirurgiões plásticos brasileiros, a marca SBCP e as parcerias público-privadas.
Os alicerces da cultura da pesquisa científico-tecnológica, com a criação do Departamento de Pesquisa e Produção Cientifica (DEPPROC), e da cultura de inovação, com a criação do Departamento InovaSBCP, foram construídos. Transformar ou criar uma cultura leva tempo. Temos de persistir para avançar e alavancar o patamar da visibilidade e empreendedorismo científico tecnológico dos cirurgiões plásticos e da SBCP.
Em suma, a reestruturação administrativa, jurídica, científica e sociopolítica com a criação de alicerces descritas acima solidificarão a essência da SBCP.
3. Com mais de sete mil membros, a SBCP deve ser administrada como uma empresa?
Sem dúvida nenhuma, a SBCP hoje é uma grande e complexa corporação. Não há como recuar! O avanço com humanismo se faz necessário. E, como uma empresa, necessita de uma administração estratégica e com governança corporativa.
4. Cada uma das 21 regionais da SBCP tem suas características e perfis regionalizados e, neste universo, a Regional São Paulo congrega um terço dos membros do país. Qual a importância do apoio à Nacional na troca de informações e conhecimento científico, visto que neste ano de 2022 foram realizados sete eventos pela SBCP-SP?
Esta Diretoria Nacional da SBCP teve a felicidade de contar, nesta gestão, com 21 diretorias regionais compostas por colegas muito envolvidos, responsáveis, dedicados, inteligentes e unidos.
Quinzenalmente, temos realizado reuniões com os presidentes das 21 regionais para discutir as demandas da SBCP e dos sócios. Esta atividade tem sido de muito encantamento. São momentos de conhecimento da regionalidade de cada temática, o que tem sido essencial para as diretrizes e metas da sociedade. E o conhecimento científico tem sido gerado e divulgado em acordo com as necessidades regionais detectadas e discutidas pelas diretorias.
Durante o 58º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em novembro passado, realizamos o I Fórum de Residentes para conhecer os pontos fracos e fortes de cada serviço e o que a SBCP poderia fazer para melhorá-los. Esse Fórum trouxe ações que foram imediatamente postas em prática, com aulas sobre Metodologia de Pesquisa e como elaborar um trabalho cientifico, que já estão no site da SBCP. Da mesma forma, foram elaborados o Manual de Publicidade Médica e Código de Ética Medica e planejados Centros de Referência, palestras dos capítulos no site da SBCP, reuniões com residentes, implementação de mentorias, entre outras realizações.
Assim sendo, a troca de informações será a tônica dos próximos meses desta gestão.
5. Sua mensagem de final de ano e perspectivas para 2023.
O final de ano chegou!
Um filme rápido de fatos agradáveis e tristes surgem em minha mente!
Muito trabalho e muitas emoções! Participação integrada da família SBCP!
O clima de Natal e de Ano Novo invade este momento, cheio de harmonia, paz e fraternidade.
Quem dera ter sempre, a serenidade e o amor universal sobrelevando nossa condição humana!
Com este sentimento vamos nos abastecer de energia positiva para que 2023 seja mais intenso em ações benéficas e profícuas que possam impulsionar e unir ainda mais a nossa querida SBCP.